A Free Software Foundation (FSF) e o Freedom Law Center (SFLC) publicaram, nesta quarta-feira (30/11) um documento que especifica o processo e as diretrizes para a primeira revisão da GNU General Public Licence (GNU GPL) em mais de 15 anos. A GNU GPL responde hoje por cerca de 75% da distribuição de licenças de software livre no mundo.

De acordo com Richard Stallman, fundador da FSF, a próxima versão da GNU GPL deve levar em conta a necessidade de proteger a liberdade segundo as atuais condições técnicas e sociais e “vai prever novas formas de uso e requisitos globais para usuários comerciais e não comerciais”.

Christine Martino, vice-presidente de Linux e Códigos Abertos da HP, afirma que a empresa está focada em participar do desenvolvimento e distribuição de software livre e de códigos abertos e que acompanha com atenção o desenvolvimento da próxima versão da GNU GPL.

De acordo com a consultoria Gartner, em 2010 mais de 75% das empresas de tecnologia da informação (TI) farão aquisições formais e terão estratégias de gerenciamento para lidar com o software livre. Como resultado, tanto empresas como usuários finais podem ter interesse no conteúdo das novas licenças.

O documento publicado hoje pela FSF e pelo SFLC tem o nome de “GPLv3 Process Definition” e lista os princípios, o cronograma e o processo para discussão pública da GNU GPL, que deve ser finalizada em janeiro de 2006. Os interessados podem obter a documentação no site http://gplv3.fsf.org.

Fonte: IDGNow!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *