Segunda-feira de Carnaval… ontem fui visitar meus pais e minha mãe precisava de ajuda para anexar um arquivo em um e-mail. Expliquei para ela como fazia e depois perguntei se ela não queria ter uma conta de e-mails independente da da empresa em que ela trabalha. Ela disse que tudo bem e eu decidi criar um Gmail para ela. Eu ainda estou impressionada com o Google. Não só por causa da ferramenta de busca. Tem também o orkut, que todo mundo conhece. E os caras também criaram o Google Earth e, claro, o Gmail, que além de oferecer mais de 2 Gigas de espaço (!!), organiza os seus e-mails por temas, agrupando aqueles que tratam do mesmo assunto. Eu acho genial.

E agora, além disso, ainda é possível usar o Gmail como comunicador instantâneo (e era isso que eu estava explicando para a minha mãe): que se ela estivesse online checando mensagens no trabalho e eu também estivesse logada na minha conta do Gmail, podíamos trocar mensagens instantâneas, como se fosse um MSN (que eles proíbem na empresa dela). Muito bacana.

Tudo bem que para ter um Gmail não basta querer: alguém precisa convidar você. É exatamente a mesma estratégia que eles usaram para o orkut, que funcionou impressionantemente bem. Afinal, olha só: se existe algo que alguém precisa te convidar para participar, isso automaticamente já chama a sua atenção. Além disso, se eu tenho poucos convites, e preciso escolher para quem vou mandar, naturalmente vou convidar pessoas que eu sei que vão usar ? ou então vou convencê-las a usar. O Google não faz grandes propagandas, mas cada vez mais ele (e seus produtos) se torna mais popular na Internet. Essa estratégia que eles usam é chamada de marketing viral: a informação se espalha através do “contágio” um a um. Li um artigo interessante esses dias sobre marketing viral, falando sobre o caso da Katilce, que beijou o Bono, vocalista do U2, e teve mais de 2 milhões (!!) de scraps (no orkut) em alguns dias. O artigo, para quem quiser ler, pode ser encontrado aqui.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *