(20/03/06) O Brasil deve encerrar 2006 com 1,6 mil novos Telecentros espalhados pelo País, segundo o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Jairo Klepacz. “Esses pontos de acesso à tecnologia devem chegar a localidades sem acesso à Web como canal de comunicação e beneficiar as pequenas e micro empresas”. Com as novas unidades o Brasil contabilizará um total de 3 mil Telecentros.

Cada centro de acesso contará com pelo menos 10 computadores, que de acordo com o secretário, já estão disponíveis. “As máquinas são conseguidas por meio de doações pela própria comunidade”. Qualquer representante da comunidade pode se candidatar ao projeto, mas é sujeito a aprovação. “Uma das exigências é de que o Telecentro tem que provar ser auto-sustentável”. Segundo Klepacz, existem projetos capitaneados pela prefeitura, igreja local e quartel do exército. “Em muitos deles dão curso de informática como forma de se sustentar” ressalta.

O secretário revela que os Telecentros levarão acesso banda larga a regiões onde esta tecnologia não chega. “A universalização deixou de ser de telefonia para ser de banda larga”, completa. Segundo Klepacz, os Telecentros contam com apoio de empresas como a Intel, Microsoft e IBM, que aderiu ao projeto recentemente. “Essas corporações também se beneficiam adquirindo serviços das pequenas e micro empresas envolvidas no projeto, como com a capacitação de mão de obra”.

Além disso, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) lança hoje um canal de comunicação no seu portal. “A partir de agora o cidadão poderá falar com o ministério para esclarecer dúvidas e mandar sugestões via internet”, destaca.

Da WNews

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *