(03/03/06 – Agência Brasil) O novo portal do governo brasileiro (www.brasil.gov.br), no ar desde o final do ano passado, foi totalmente desenvolvido em software livre, utilizando um sistema de gerenciamento de conteúdo chamado Zone/Plone. O remodelado canal de comunicação do governo se destaca pela prestação de serviços, o que pode facilitar a relação do cidadão com a estrutura governamental.

“O portal é um exemplo mundial. Não existe um portal da dimensão dele desenvolvido em software livre”, explica o assessor da coordenação de imprensa e internet da Subsecretaria de Comunicação Institucional (Secom), ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, Ireno Mendes, em entrevista à Agência Brasil.

Com o software livre, o usuário pode modificar o programa sem precisar de uma autorização do dono da plataforma. No software proprietário, o usuário não tem acesso à fórmula que desenvolveu o programa. Uma das metas do governo federal é migrar os programas de computador usados nos ministérios e outros órgãos públicos para uma plataforma aberta e livre.

A atualização do portal, também chamado de Portal Brasil, foi desenvolvida pela Secom, responsável pela página, e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). De acordo com Ireno Mendes, o uso do software livre e da estrutura do Serpro reduz os gastos do governo com a manutenção do portal.

“É uma economia incalculável. Quanto nós gastaríamos com os programas proprietários?”, pergunta. O custo atual de manutenção do serviço, segundo estimativa do assessor, é de R$ 30 mil por mês.

O novo portal recebeu, nos últimos quatro meses, 1,5 milhão de visitantes. Em média, são 22 mil acessos diários. Para atrair um público cada vez maior e diferenciado, a secretaria criou ainda a seção “Eventos”, com informações sobre história do Brasil, festas populares, feriados nacionais, hinos e moedas. “A intenção é atrair um público o mais amplo possível e que não seja necessariamente um burocrata”, disse Mendes.

Não é a primeira vez que o Portal Brasil passa por uma reformulação. Essa é a quarta versão do portal, desde sua criação em 1997. O endereço do Portal do Governo Brasileiro é www.brasil.gov.br (clique aqui para conhecer o novo portal).

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *