Mais três postos do Acessa São Paulo foram inaugurados no último sábado, dia 18, nas cidades de Tarabai, Narandiba e Nantes, no Pontal de Paranapanema. A região, que fica no extremo-oeste paulista, tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Cada posto está equipado com cinco ou seis micros e um servidor, e tem o apoio de um ou dois monitores, contratados pela prefeitura local.

Em Tarabai (cerca de 6 mil habitantes), o Acessa começou a funcionar em pré-operação no dia 15 de fevereiro atendendo, diariamente, uma média de 45 pessoas. Narandiba (cerca de 4 mil habitantes) atende desde o dia 13 de março 21 pessoas em média. Já no município de Nantes (cerca de 3 mil habitantes), desde o dia 20 de fevereiro, 43 pessoas em média são atendidas por dia.

Segundo o responsável pelo acompanhamento dos postos e treinamento dos monitores do Pontal, Rafael Paulucci, esses números tendem a crescer e muito, pois o programa é a grande novidade da região.

“O Acessa São Paulo proporciona a inclusão digital e até a inclusão social, tão importantes no mundo de hoje. Boa parte dos moradores dessas comunidades não tem acesso a computadores e, principalmente, ao serviço Governo Eletrônico”.

Nas inaugurações, a alegria estava estampada no rosto das pessoas. “Muitos já queriam se cadastrar e saber como funciona o computador”, contou Rafael.

Tagged with →  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *