(22/03/06) O Portal Nacional de Tecnologias Assistivas, que tem o objetivo de promover a sociabilização de pessoas com necessidades especiais, teve sua primeira fase lançada nesta terça-feira (21/3), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS).

Segundo os idealizadores, o espaço permitirá “conhecer melhor as necessidades das pessoas com deficiências, suas competências na área tecnológica e as lacunas existentes atualmente no país, reunindo informações de qualidade para subsidiar políticas públicas no setor”.

De acordo com o MCT, a proposta é estimular a interação entre os usuários de tecnologia, profissionais, empresas e centros de pesquisa que atuam na promoção da qualidade de vida dos indivíduos com necessidades especiais.

Os organizadores da iniciativa pretendem apresentar mecanismos e ferramentas para ampliar a sociabilização dos deficientes. O Portal permitirá a utilização de leitores de tela, o uso de navegador textual, alteração no tamanho das letras e a navegação pelo teclado do computador.

O Portal será implementado em etapas. Na primeira fase será apresentado o resultado de um levantamento sobre as instituições que trabalham na área. A segunda etapa terá um catálogo de ajudas técnicas, que relacionará produtos disponíveis no mercado e formas de utilizá-los. Na última fase será feito um detalhamento das entidades provedoras de serviços e o acesso dos deficientes à tecnologia.

Mais informações: www.assistiva.org.br

Da Agência Fapesp

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *