Esta semana vi um artigo na folha sobre os programas que permitem baixar músicas da Internet. Fiz vários downloads pelo Napster antes dele ser proibido. É engraçado, antes a gente gravava fitas direto das rádios e não tinha problema nenhum. O meio eletrônico facilitou a gravação, mas também auxiliou a fiscalização. Aliás, estou tentando blogar da empresa e o Firewall daqui bloqueia qualquer informação sobre Napster ou sites do gênero…E com isso vou mudar de tema, me veio na cabeça duas palavras: controle e liberdade.
O controle tem a ver com ordem, com lei. Para vivermos em sociedade precisamos de uma dose de controle, não podemos fazer tudo o que desejamos (vocês já ouviram aquela frase “seu direito acaba quando começa o do outro”?). As indústrias tradicionais desejavam o controle dos trabalhadores, assim poderiam obter o máximo de produtividade. Os Governos adoram o controle, porque permite implantar políticas públicas com menos custo. Diversos mecanismos são criados para que as pessoas façam não o que desejam, mas o que seus superiores desejam. Isso começa na infância, quando queremos ver TV mas nossas mães nos mandam dormir…Bom, eu sou grato a minha mãe por isso, fez com que eu estivesse disposto para ir à escola no dia seguinte e pudesse progredir.
Enquanto eu era criança reconheço que precisava de controle. Até hoje gosto de ter uma secretária cuidando da minha agenda, de saber que o trânsito tem regras e outras formas de controle, mas acredito que já cresci o suficiente para decidir o que é bom ou ruim para mim. Isso é liberdade!
Liberdade não é fazer o que quiser, é ter consciência do que se está fazendo, é saber os propósitos de uma ação e realizá-la, prevendo as consequências. Ter liberdade é ter coragem pra reclamar de um controle considerado desnecessário ou injusto, é poder decidir sobre a própria vida. Em um mundo ideal todos respeitariam a todos, o controle não precisaria existir e seríamos completamente livres…
Mas nosso mundo não é ideal e é muito difícil encontrarmos um meio termo entre controle e liberdade. E eu estou curioso de saber o que você acha: precisamos de mais controle ou de mais liberdade no Brasil?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *