(29/03/06) Acessos pela viagem de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, chegam a 2 mil por segundo e tiram página da AEB do ar.
O endereço eletrônico da Agência Espacial Brasileira (AEB) saiu do ar no começo desta manhã, em razão do aumento do acesso pela viagem do primeiro astronauta brasileiro.

Marcos Pontes partirá às 23h29 desta quarta-feira, horário de Brasília, na Missão Centenário, em uma base espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

Segundo Vírginia Luz, gerente de tecnologia, a agência teve que apelar para um plano de emergência pelo enorme aumento no acesso. “Normalmente, recebemos mil visitas diárias. Na última hora, registramos cerca de dois mil acessos por segundo”.

O site deverá voltar ao normal assim que “o novo servidor for instalado”, assegurou a gerente de tecnologia da Agência Espacial Brasileira. A previsão era de mais 30 minutos. Até às 16h06, o site ainda estava fora do ar.

O acesso deve aumentar não só pela curiosidade dos brasileiros em torno da viagem do primeiro astronauta brasileiro ao espaço.

Está prevista a transmissão, por streaming, de várias atividades de Pontes no espaço, entre elas conversa com o presidente Lula, com estudantes e jornalistas.

Assim que Pontes voltar ao planeta Terra, o site da agência voltará à sua infra-estrutura normal, com um link de conexão de 1 Mbps.
Missão

Marcos Pontes é o primeiro brasileiro escolhido para viajar à estação espacial. Ele foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para ser astronauta por meio de concurso público, realizado há cerca de oito anos.

Pontes realizará oitos experimentos brasileiros a bordo da ISS, em ambiente com gravidade próxima de zero (microgravidade). Na lista, estão experimentos para analisar o efeito da gravidade na cinética das enzimas, na interação das proteínas, nos danos e reparos do DNA, na geminação de sementes, em minitubos de calor e no crescimento das sementes de feijão.

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!
Com informações sobre a missão da Agência Brasil

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *