(24/04/06) A campanha de vacinação de idosos contra a gripe começa nesta segunda-feira em todo o país. A meta é imunizar 11 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que equivale a 70% dos 15,7 milhões de pessoas nesta faixa etária.

Os idosos são alvo da campanha pelo oitavo ano consecutivo por estarem mais suscetíveis ao desenvolvimento de complicações da gripe, de acordo com a coordenadora da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.

Ela afirma que a vacina previne em 80% a ocorrência de complicações. A mais comum delas é a pneumonia que, muitas vezes, leva até à internação.

Vacinação

O próximo dia 29, um sábado, será o ponto alto da campanha. De acordo com o Ministério da Saúde, na ocasião, Estados e municípios mobilizarão 251.300 pessoas –entre servidores e voluntários–, em 73.700 postos de vacinação em todo o país.

Ainda segundo o ministério, só não podem ser vacinadas pessoas com alergia comprovada à proteína do ovo.

Durante a campanha, que se estende até 5 de maio, também serão aplicadas doses de outras vacinas –como difteria e tétano–, para a atualização da carteira de vacinação dos idosos.

O governo federal investiu R$ 130,5 milhões na campanha, sendo R$ 118,6 milhões para a compra de 18,6 milhões de doses contra o vírus influenza.

Mitos

De acordo com a coordenadora da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, apenas cerca de 5% dos idosos vacinados apresentam algum tipo de reação ao medicamento, como febre baixa nos dois primeiros dias e dor no local da aplicação da vacina. Ela esclarece ainda que a vacina não causa gripe pois é feita a partir de vírus mortos.

“Muitas pessoas têm deixado de se vacinar porque não entendem a real importância da campanha. Qualquer um pode tomar a vacina. Mesmo quem está gripado, com febre, ou tomando outro remédio.”

Da Folha Online

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *