(30/03/06) Um golpe virtual relacionado à declaração on-line do Imposto de Renda –uma estratégia já antiga na internet– ganhou força nos últimos três meses. Segundo a empresa de segurança Websense, houve um aumento na quantidade de e-mails e sites fraudulentos que usam a declaração como isca para enganar internautas.

A companhia não especifica números ou porcentagens relacionadas a este aumento. No entanto, afirma que a previsão é de um crescimento ainda mais acentuado, à medida que a data final para a entrega das declarações se aproxima.

A fraude conhecida como phishing scam consiste no envio de um e-mail que informa o usuário sobre algum tipo de pendência com a Receita Federal –geralmente, as mensagens afirmam que a declaração não foi entregue ou está incompleta. Para que possa resolver o falso problema, o usuário deve clicar em um link malicioso fornecido no próprio e-mail.

Ao seguir esta instrução, o internauta é encaminhado para um site que instala em seu computador um software espião. Este programa tem como principal objetivo roubar informações que serão utilizadas em transações financeiras, sem o consentimento do titular da conta corrente.

“Os piratas virtuais esperam pacientemente eventos atuais, como a época de declaração de Imposto de Renda, que lhes dá uma oportunidade para manipular a internet em busca de recompensas financeiras”, afirma Dan Hubbard, diretor sênior de segurança e de pesquisa tecnológica da Websense.

Da Folha Online

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *