(25/05/06) É fato: os internautas se preocupam menos com a segurança de seus computadores do que deveriam. Seja por preguiça, falta de tempo ou desinformação, muitos deles ignoram cuidados básicos que os expõem às ações de piratas virtuais.

Prova disso é a aparição do vírus Netsky.P, identificado no início de 2004, no ranking das pragas mais ativas de 2005. Se os internautas realmente atualizassem seus programas de segurança –que protegem contra o Netsky.P desde março de 2004–, a praga teria sumido poucos meses após ser criada.

Veja algumas dicas para se proteger contra os golpistas:

– Instale antivírus no computador e faça atualizações semanais.

– Mantenha seu navegador sempre atualizado.

– Nunca clique em links ou visite sites sugeridos em e-mails.

– Nunca envie informações sigilosas via e-mail ou mensagens instantâneas.

– Troque regularmente as senhas utilizadas em transações financeiras.

– Crie um e-mail apenas para se cadastrar em sites. Se você receber mensagens de “velhos amigos” ou do seu banco neste endereço, desconfie.

– Parta do princípio de que dinheiro não vem fácil e pense duas vezes antes de aceitar propostas “incríveis” recebidas pela internet.

Se você acha que seu micro foi invadido:

– Deixe de acessar serviços de banco on-line e fazer compras pela web até resolver o problema.

– Rode uma verificação do antivírus atualizado em toda a máquina. Desta forma é possível encontrar a praga e, em alguns casos, removê-la.

– Monitore regularmente suas movimentações financeiras.

– Denuncie o golpe do qual foi vítima à Delegacia de Delitos e Meios Eletrônicos do Deic (4dpdig.deic@policiacivil.sp.gov.br).

– Caso perceba movimentações estranhas na sua conta corrente, entre em contato com o banco e peça orientações. O mesmo vale para operadoras de cartão de crédito.

– As vítimas de crimes virtuais devem sempre procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência.

Por Juliana Carpanez, da Folha Online

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *