(04/05/06) O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) vai ampliar para todo o Brasil o uso da internet para agendar atendimento nos postos da Previdência. Atualmente, só as cidades da Bahia dispõem desse recurso.

O projeto piloto começou a ser ampliado para o Rio de Janeiro no mês de abril, e posteriormente alcançará todo o país. Segundo o ministério da Previdência, as experiências na Bahia mostram que o atendimento eletrônico reduz em pelo menos 50% as filas em postos do INSS.

A idéia da Previdência é que ao agendar o atendimento online, o usuário compareça no posto apenas na data e horário marcado. O ministério espera ainda contornar alguns problemas, como a falta de funcionários e questões culturais.

A Previdência diz que, mesmo tendo horário marcado, muitos usuários ainda chegam de madrugada nos postos, com medo de não serem atendidos.

Em discurso na Federação das Indústrias do Rio (Firjan), o ministro da Previdência Nelson Machado disse que o sistema será bom para empregados e patrões, já que o funcionário deixará de perder um dia todo de trabalho para comparecer ao posto. Machado pediu que as empresas treinem seus trabalhadores para usar a internet para resolver seus problemas.

O ministro disse ainda que a Previdência quer também ampliar as formas de atendimento móvel, por celular e telefone fixo. O atendimento pela web permitirá ao segurado dar entrada em processos de aposentadoria, pedidos de auxílio-doença e agendar perícia médica.

INFO Online

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *