(25/05/06) Os motoristas do Estado de São Paulo terão uma boa surpresa até o fim deste semestre. Diferentemente dos anos anteriores, os pedágios não vão sofrer aumento, segundo informações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). As tarifas poderão inclusive cair nas 80 praças de estradas e rodovias onde é cobrado pedágio.

O motivo de os preços não subirem neste ano é o índice inflacionário usado para calcular o reajuste anual dos pedágios, que registrou variação negativa. O acumulado do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de junho de 2005 a abril de 2006 foi de -0,70, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), entidade que calcula o índice.

Para saber o reajuste anual, seria preciso considerar a variação do IGP-M de junho de 2005 a maio. Embora ainda falte um mês (maio), já é certo que não haverá aumento de pedágio pela previsão do IGP-M do mês. Só não se sabe ainda se as tarifas vão cair.

O reajuste oficial, anunciado pela Artesp, sairá no dia 1º de julho. A determinação de reajuste pelo índice está nos contratos assinados entre o governo do Estado e as concessionárias que administram as estradas e rodovias.

Pelo menos desde 1998, quando a maioria das vias foi concedida, não houve registro de falta de reajuste ou queda de tarifa, segundo a agência reguladora.

Hoje as tarifas variam de R$ 1 a R$ 14,80 (ambas na Imigrantes SP-160) para veículos de passeio.

Os preços variam de acordo com a quilometragem do trajeto e também do tipo de pista (simples, dupla ou de sistema, com mais de três pistas). Por conta disso, diferentes percursos na mesma via, como a Anchieta (que liga a capital a Santos), por exemplo, podem apresentar valores diferentes.

Por Laríssa Guimarães, do Agora (na Folha Online)

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *