(16/05/06) Com a retomada da ordem na cidade de São Paulo, está garantida a realização, neste fim de semana, da 2ª Virada Cultural. O evento, que começa às 18h do sábado e termina apenas no domingo à tarde, promove dezenas de espetáculos e intervenções nos calçadões, praças, largos e instituições como Sesc e centros culturais na cidade.

A assessoria de imprensa da Virada Cultural confirmou a realização nesta terça-feira. Segundo o órgão, diversos artistas que participam do evento escreveram apoiando a manutenção da Virada –a primeira edição ocorreu em novembro passado e contou com mais de 3.000 artistas em mais de uma centena de pontos diferentes da cidade.

Inspirada nas famosas “Noites Brancas” européias, que ocorrem em Paris, Madri e Roma, a “Virada Cultural” paulistana oferece ao público shows, cinema, concertos, exposições, dança, rodas de música, bailes, artes cênicas, visuais e circenses, música eletrônica e manifestações folclóricas.

Todas as atrações são gratuitas ou têm preços populares. Para atender à demanda do público, algumas linhas de metrô e de ônibus terão seu horário de funcionamento alterado e prolongado. Haverá também um esquema especial de policiamento.

Programação

A programação completa pode ser conferida no site www.viradacultural.com.br. Para facilitar a pesquisa, todos os eventos estão divididos por região (centro, norte, sul, leste, oeste) ou por linguagem artística (música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura). Também é possível fazer a busca pelo nome da instituição em que ocorre o espetáculo (são 106 endereços).

Na programação musical, destacam-se Cordel do Fogo Encantado, F.U.R.T.O. e Tribo de Jah na praça da Sé; Thaíde, Nelson Triunfo e Z’África Brasil no largo São Bento; Trio Mocotó, Karnak e Jair Rodrigues no palco da avenida São João; grupo Revelação no parque do Trote e DJ Marky na rua 15 de Novembro.

A programação começa às 18h do sábado (20), com um show de João Bosco e da Banda Mantiqueira no boulevard São João (avenida São João/Anhangabaú). No dia seguinte, no mesmo local, Jair Rodrigues, Ná Ozzeti, Paulo Vanzolini e Maria Alcina se apresentam a partir das 14h.

A programação noturna dos bairros prevê sessões de cinema em casas de cultura, cinemas e tendas especialmente montadas para as exibições. Os 21 CEUs terão apresentações de circo pela manhã e à tarde.

O parque da Independência receberá na madrugada de domingo companhias como o Balé da Cidade, Qasar e Stagium. Museus e outros espaços da Secretaria Estadual de Cultura (como a Casa das Rosas, na avenida Paulista), além das unidades do Sesc, também terão programação especial durante a Virada.

O evento –realizado pelas secretarias municipal e estadual de Cultura, Sesc-SP e SP Turismo– será encerrado com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, regida pelo maestro José Maria Florêncio, no parque da Independência.

Da Folha Online