(23/05/06) Devido ao aumento da procura por serviços de informática, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está investindo na unidade do do Acessa São Paulo/Ourinhos. Esta unidade é uma extensão do programa estadual de inclusão digital que tem por objetivo permitir a população em geral o acesso a computadores gratuitamente.

A administração do Prefeito Toshio Misato procedeu a uma série de melhorias na unidade local que conta hoje com sete computadores, um servidor com 512 Mb de velocidade de conexão, sala com ar condicionado e ventiladores, cadeiras ergonômicas e, além disso tem propiciado estágio para dezenas de alunos de cursos de informática de Ourinhos.

Com este programa implantado no município a população pode usufruir dos benefícios que a informática traz para o cidadão: emissão de boletos de pagamentos, inscrições de concursos, acesso a internet, elaboração de trabalhos acadêmicos, cosntrução de currículos, entre outros.

Além disso, a unidade de Ourinhos através da Secretaria de Cultura e Turismo tem desenvolvido programa de capacitação a pessoas da terceira idade sendo considerado modelo no Estado e portanto, já tem recebido consultas de outras cidades interessadas em instalar o programa.

O Secretário de Cultura e Turismo, Márcio Castellani destaca que a unidade Acessa São Paulo é um orgulho para a cidade e não se tem medido esforços para aprimorá-lo. Os resultados já são sentidos no aumento da demanda que passou de 1000 cadastrados em 2004 para 4500 em 2005. Atualmente, conta com uma média de 2500 usuários por mês.

O Acessa São Paulo oferece cursos de capacitação para Terceira Idade a partir das 20 horas. A unidade está localizada na Praça Henrique Tocalino, 264, em frente ao Lanchódromo. O horário de funcionamento é das 09 às 22 horas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ourinhos