Ontem comemoramos 120 anos dos conflitos em Chicago que culminaram com o enforcamento de oito líderes sindicais. A data fúnebre foi escolhida em 1890 na Segunda Internacional para ser referência a todos os trabalhadores do mundo na defesa de seus direitos.

Panfleto do dia do trabalho, com as imagens dos líderes mortos

Nesses novos tempos o melhor do dia é ser um feriado. De casa eu ouvia as apresentações de artistas na praça Campo de Bagatelle e acompanhava a multidão pela TV. O primeiro de maio há muito tempo não é mais uma data de luta para os trabalhadores, os jornais ressaltavam que não tínhamos o que comemorar, mas todo mundo já sabe disso, o que interessa é a festa e quem sabe ganhar um carro ou uma casa da central sindical. Os políticos aproveitam a data para fazer novas promessas, mas o que percebo é que se as pessoas não encontrarem formas alternativas de se mobilizarem por uma qualidade de vida melhor (não apenas por emprego ou direitos trabalhistas) dificilmente teremos mudanças. Precisamos ter objetivos para nossas vidas e compartilhá-los com a comunidade. A Internet e os mecanismos que permitem uma interação na rede são instrumentos baratos e fáceis de usar para trocar idéias com as pessoas, que tal estimular os usuários para fazerem algo mais do que simplesmente bater papo, isso é possível?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *