Pelo site www.acessasp.sp.gov.br é possível conhece todas as novidades do programa, os postos de atendimento em todo o Estado e encontrar links interessantes para pesquisa.

O programa de inclusão digital Acessa São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, completa seis anos de existência em julho deste ano com bons números para comemorar.

Nos últimos seis meses, mais 140 postos de atendimento foram inaugurados, completando 321 à disposição da população. São mais de 2.500 computadores instalados para facilitar a vida de cerca de 700 mil usuários em todo o estado de São Paulo, oferecendo acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial a internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

O programa Acessa São Paulo é coordenado pela Casa Civil do governo do Estado, com gestão da Imprensa Oficial e infra-estrutura tecnológica da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Os postos de atendimento do Acessa São Paulo são espaços públicos com computadores que oferecem acesso gratuito e livre à internet. Existem em São Paulo três tipos de postos: o comunitário, o municipal e o Posto Público de Acesso à Internet (POPAI).

O comunitário é implantado em parceria com entidades comunitárias, em sua maioria localizadas na periferia da capital paulista. O municipal é instalado em parceria com prefeituras, geralmente em bibliotecas municipais. Já o POPAI é uma parceria com secretarias e órgãos do governo do Estado, como os postos do Poupatempo, os restaurantes Bom Prato, terminais de ônibus da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), estações de trens urbanos da Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) e do Metrô, secretarias estaduais e centros de Integração da Cidadania (CIC), entre outros.

Além de navegar pela internet, os usuários que freqüentam os postos do Acessa São Paulo podem desenvolver diversas atividades, da produção de conteúdo digital ao fomento de projetos comunitários e produção de pesquisas e informações sobre inclusão digital.

Site

No site do Acessa São Paulo, que está de cara nova – mais ágil e moderno -, usuários dos Infocentros e internautas em geral podem acompanhar o Blog do Acessa (com informações sobre o mundo da tecnologia), o Fotolog dos Infocentros (com imagens dos postos e monitores) e as sessões Eu me lembro (com relatos de paulistas sobre situações marcantes de suas vidas) e Perguntas e Respostas (com dúvidas sobre o site respondidas de forma simples e objetiva).

Uma lista completa com todos os postos, incluindo endereço, horário de funcionamento, e-mail e telefones também está no site, que oferece ainda uma série de endereços eletrônicos, como guias e sites de pesquisa, empresas que oferecem e-mails gratuitos, concursos, conteúdo para crianças, notícias, utilidade pública e cidadania.

Mais informações para a imprensa com Ivani Cardoso (Lu Fernandes Escritório de Comunicação) pelo telefone (11) 3814-4600