Ontem recebemos um convite muito bonito de Marabá Paulista, na região do Pontal do Paranapanema. A Secretaria Municipal da Educação promoverá um ciclo de palestras sobre inclusão social de pessoas com necessidades especiais, deficientes visuais, auditivos. Tudo começou quando a Elizangela, monitora do Acessa Municipal de Marabá, manifestou sua vontade de desenvolver algum trabalho para deficientes físicos. O Rafael Paulucci, gestor responsável pela região, falou que outros Acessas aqui na capital tinham experiências com esse público especial. A Elizangela e colegas da Prefeitura resolveram vir até São Paulo para colher experiências. Eles estiveram no Acessa Comunitário ADEVA, especializado para deficientes visuais e na Estação Especial da Lapa, ligada ao Fundo Social de Solidariedade e que desenvolve dezenas de trabalhos para portadores de necessidades especiais e onde também há um PoPAI do Acessa.

Do esforço do pessoal de Marabá e dessas trocas com outros Acessas nasceu o ciclo de palestras “Vivendo, Vendo e Ouvindo” que acontecerão no próximo dia 30 de junho e é destinado a profissionais da educação, saúde e demais interessados.

É ótimo ver os monitores conversando entre eles e pensando no que fazer. A Elizangela poderia muito bem não ter feito nada ao perceber que ainda não dispomos de uma infra-estrutura no Acessa para atender adequadamente os deficientes físicos. Mas mesmo assim ela fez uso da rede do Acessa para saber mais e conseguir o que ela queria.

Softwares e equipamentos para deficientes físicos são outros desafios para o Acessa. Soluções para Linux ainda não são muito conhecidas. Resta saber se a Prodesp, os adeptos do trabalho colaborativo e dos softwares livres (como o Hernani) conseguirão encontrar soluções e alternativas, como fez a Elizangela.

PS: errei feio no meu palpite pro jogo de ontem. Mas continuo tentando. Contra a Austrália vai ser 4X0 pro Brasil.