De tempos em tempos os gestores aqui recebem e-mails e telefonemas de monitores perguntando o que fazer quando houver algum problema técnico no Acessa. E sempre falamos a mesma coisa: se for problema de software é preciso abrir um chamado na central de atendimentos da Prodesp; se for hardware, a manutenção deve ser requisitada para a prefeitura, no caso dos Acessas Municipais. Em média, toda semana precisamos repassar essa orientação.

Outro trabalho freqüente é entrar em contato com os monitores para avisa-los que o relatório semanal veio preenchido com falhas ou em um modelo diferente do padrão.

Eu chamo essas tarefas de enxugar gelo, pois a gente sempre precisa fazer a mesma coisa repetidamente, só que com monitores diferentes. Quando pensamos que terminou, o gelo já derreteu mais um pouco e está molhado de novo.

Por mais que todos os gestores se esforcem, falem nas capacitações, nas listas de discussão, nas reuniões, não tem jeito. Sempre vai ter alguém que não estava ou esqueceu mesmo.

Todo mundo tem sua barra de gelo para enxugar. Imagino quantas informações os monitores precisam repetir toda hora.

A questão é que não adianta reclamar. Todo mundo deve tentar diminuir o que é repetitivo, mas é difícil eliminar totalmente. E isso faz parte de qualquer trabalho e tudo que nos resta é pegar as toalhas e encarar o gelo nosso de cada dia.

Por isso, mais uma vez, monitores: o telefone da central de atendimentos da Prodesp é 0800-726-2277 e não se esqueçam de anotar o número do chamado para acompanhar o andamento dele.