Oficina para Inclusão Digital ? só pra fechar esse assunto, um breve balanço da semana. Foi minha primeira participação na Oficina, mas pude perceber algumas tendências e avanços, como o amadurecimento dos discursos e de propostas mais claras. Quem toca iniciativas de inclusão digital começa a ter mais clareza do que quer e de como deseja alcançar seus objetivos. Cinco anos atrás, quando comecei a trabalhar no Acessa, ninguém sabia muito bem o que era essa tal de inclusão digital. O cenário agora está diferente e começa a ser mais profissional.

Softwares livres, como Linux, e o uso de thin clients são tendências fortes em muitas iniciativas. O problema é que continua existindo um discurso para justificar o uso do software livre porque é um exemplo de trabalho colaborativo e de compartilhamento de conhecimento etc, etc, etc, etc. Na verdade acho que o software livre deveria ser usado porque é menos vulnerável a vírus, reduz custos e permite soluções mais personalizadas de acordo com as necessidades e características de cada programa. Por que todo mundo não encara a realidade e pára com essa conversa modernosa?

O Acessa SP está muito bem estrutura no contexto nacional. No mínimo, a Oficina serviu para ver que os problemas que enfrentamos também existem em outras partes do país. Dificuldades de link, por exemplo, não são uma exclusividade do Acessa, todo mundo tem em maior ou menor escala.


Da esquerda para a direita temos o Celso (gestor), Cássio e Robson (projetistas), Fábio (monitor do POF), Erly (monitora do Criança Feliz), Ivone (monitora de Jaú) e, bem no cantinho, a Binha (Rede de Projetos). Todo mundo vestiu a camisa na Oficina para Inclusão Digital em Porto Alegre.

Inauguração em Piracaia ? nesta segunda-feira eu e o Rossini estivemos em Piracaia para a inauguração do Acessa Municipal de lá. A cidade é muito bonita e o Acessa está muito bem instalado. Quando participo dessas inaugurações, duas sensações me aparecem. A primeira é de me perguntar como é que fui parar lá, fazendo discurso e descerrando placa, já que essas coisas não têm muito a minha cara. A segunda é uma satisfação em ver um Acessa pronto, com a certeza de que, agora que ele foi inaugurado, está tudo certo para aqueles computadores serem usados e as monitoras trabalharem a todo vapor.

PS: palpite para o jogo de hoje – 3X1 para o Brasil!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *