O segundo dia do Forum foi bem melhor que ontem. Debates mais interessantes e mais conectados com o tema. É… ontem a gente sentiu falta disso…

Na parte da manhã houve uma plenária sobre marcos regulatórios para programas de inclusão digital. Os debatedores falaram sobre a importância de se institucionalizar as iniciativas governamentais e, assim, garantir a continuidade dos programas mesmo depois da mudança de governos. Creio que é por aí, embora também acredite que programas de inclusão digital bem geridos, com processos administrativos bem documentados e, principalmente, a apropriação dos usuários garantem lastro para justificar a continuidade de qualquer programa. Acho que o Acessa caminha nessa direção, espero não estar enganado…

Na parte da tarde houve uma plenária para apresentação de programas governamentais de inclusão digital. Primeiro chamou a atenção a quantidade: 16 inscritos e isso porque o mediador não deixou ninguém mais se inscrever. Outra característica interessante é que o uso do software livre é praticamente um consenso entre as inicitivas governamentais. Portanto, monitores, vocês não estão sozinhos mesmo.

Deu pra perceber que tem iniciativas de todo tipo, como pontos de acesso público – aliás, o programa do Estado da Bahia é muito parecido com o Acessa – recondicionamento de computadores, informatização de municípios, etc etc etc. Confesso que eu não esperava ver tantas iniciativas, achava até que o Acessa SP estava meio sozinho no Brasil, mas não é isso que parece, pelo menos do que vi nas apresentações. O Kobashi também falou do Acessa SP. Ele destacou as parcerias que fazem o Acessa, como a Prodesp, e a importância dada à capacitação, mais de 80 horas somando todos os módulos planejados.

Momento Big Blog (boa sugestão do Alessandro): não dá para mostrar as fotos porque não consigo baixa-las nessas máquinas com linux… logo hoje que todo mundo vestiu a camisa, ou melhor, a camiseta do Acessa. Vou tentar pegar umas fotos no computador do hotel.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *