Boa Tarde! Falando diretamente do salão de entrada do Fórum Para Inclusão Digital, em Porto Alegre-RS. Como não poderia ser diferente, está bem frio. E como não poderia ser diferente também, precisei esperar um pouco para usar um dos computadores disponíveis no salão para os congressistas. Tinha um monte de gente no Orkut. Olhem só monitores, usuário é tudo igual mesmo. :-)

Hoje pela manhã assisti um debate sobre conectividade e banda larga para iniciativas de inclusão digital. Acho que foi a primeira vez que vi um debate em que se colocava a tecnologia e a infra-estrutura como pontos importantes para a inclusão digital. Antes sempre ouvia um papinho do tipo “inclusão digital não é uma questão de tecnologia, mas sim de blá, blá, blá…”. Duro é explicar isso pra alguém que usa um micro num local público onde uma página simples demora 15 minutos para carregar porque a conexão é ruim. Parece que agora a conexão rápida e acessível começa a ser vista como fundamental. Usuários e monitores, ainda há esperança!

Ainda não deu para conhecer melhor outros programas de inclusão digital. Talvez amanhã eu consiga ter um panorama melhor e saber em que pé está no nosso Acessa SP dentro do Brasil.

Momento Big Brother Acessa – o pessoal do Acessa está todo com cara de sono porque precisávamos chegar no aeroporto em São Paulo às 5h30 da madrugada. É melhor nem mostrar as fotos…