Segunda-feira é um dia cruel para os gestores. É o dia em que recebemos todos os relatórios semanais. Hoje são 332 Acessas em funcionamento: 227 Municipais, 55 Comunitários e 50 PoPAIs. Então essas são as quantidades de relatórios que os gestores precisam receber toda segunda-feira.

A Silvana e Michele cuidam dos PoPAIs; Adilson e Celso recebem os relatórios dos Comunitários. E os bravos Rafael e Aline administram os relatórios dos Acessas Municipais. Só para ter uma idéia da mão-de-obra, veja só como é o processo:

1- Os monitores preenchem o relatório e enviam a planilha anexada por e-mail.
2- O gestor recebe o e-mail e abre o relatório para verificar se está tudo correto.
3- Se estiver certo, o gestor salva o relatório em uma pasta específica já com o nome de arquivo certo.
4- Geralmente o gestor responde o e-mail confirmando o recebimento do relatório.

Agora imagine esses passos repetidos 227 vezes no caso dos Municipais. Isso se todos enviassem o relatório corretamente. Tem também o trabalho de entrar em contato com os Acessas que preenchem errado ou nem mandam o relatório. Se todos enviassem os relatórios corretamente, seria maravilhoso porque diminuiria pela metade nosso trabalho de secar gelo.

Por sorte, outra parte do trabalho já foi racionalizada: o processamento dos dados para sabermos os totais. Com vocês, nossa planilha geral:

Na imagem acima cada linha corresponde a um Acessa Municipal. As colunas contêm os números do posto a cada mês.

Esse arquivo gigantesco pega automaticamente os números de cadastros, atendimentos e serviços dos relatórios que os monitores enviam. A Sônia teve um trabalho enlouquecedor para formatar tudo isso. Se todos enviarem o relatório corretamente, podemos saber com relativa facilidade qual foi o desempenho do Acessa até a semana passada.

Diante disso, eu tenho fé que um dia esse trabalho vai diminuir. Um dia vamos conseguir ter esses relatórios automaticamente porque as informações serão colhidas na hora que um monitor realizar um cadastro e no momento em que o usuário efetuar um login para dar início ao seu atendimento.

Um dia teremos uma radiografia de cada posto do Acessa, informando quantos atendimentos e cadastros foram realizados, quanto tempo as máquinas ficaram ocupadas e ociosas.

Um dia o Kobashi vai conseguir implantar esse sistema com o qual os gestores tanto sonham, principalmente às segundas-feiras.

Mas enquanto esse dia não chega, monitores enviem os relatórios pelo amor de deus! E não precisam fazer nenhuma mudança na planilha, pois está tudo formatado, basta preencher os campos específicos.

PS: desisti de fazer previsões para a Copa. Nunca acerto mesmo. :-)