(18/07/06) No meio de tantas novas ferramentas que podem ajudar o estudante, o MSN (software de comunicação instantânea) é mais uma alternativa. Na Unesp de Assis, aconteceu uma das primeiras experiências de oferecer ajuda para a escolha da carreira via conversa on-line.

O autor da idéia é o professor Paulo Motta, que já tinha se aventurado na associação entre psicologia e web num site de orientação profissional que criou em 2000. “Acho que a internet ajuda. A ignorância a respeito das profissões é uma coisa absurda. Para quem não tem nada, o mínimo já faz uma grande diferença”, afirma.

O processo foi simples: oito estagiários do quinto ano de psicologia tornaram-se monitores e atenderam quem os adicionava no MSN. No total, 225 “pacientes” procuraram o serviço relatando problemas que variavam de dificuldades para escolher a carreira até estresse e problemas para relaxar.

A equipe de Assis também tentou montar uma comunidade no Orkut com o nome de Orientação Profissional, mas a procura do público foi baixa.

O resultado da experiência virou um artigo que conclui, entre outras coisas, que no MSN a resposta dos profissionais é mais rápida e estimula o acesso de quem tem dúvidas.

O serviço foi interrompido agora no meio de ano, quando os monitores entram em férias, mas voltará a ser oferecido com um novo endereço de e-mail para o MSN, que ainda não foi divulgado.

Devido ao sigilo profissional, nenhum dos candidatos pôde ser identificado. Mas Diego dos Santos Silva, 18, tem uma experiência bem semelhante para contar. A decisão pelo curso de sistemas de informação na USP Leste foi tomada após muita conversa na comunidade da Fuvest no Orkut.

“Eu entrava direto na comunidade, procurava gente que conhecia o curso, veteranos, debatia e perguntava como era a faculdade”, diz.

Se a relação com a internet era íntima antes do vestibular, agora é muito mais: “Hoje, meu curso depende do computador”, completa.

Da Folha Online

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *