(01/07/06) Uma avaliação inédita do ensino fundamental brasileiro apontou uma ligeira melhora no nível dos estudantes de 4ª série em língua portuguesa e matemática. Mesmo assim, os números divulgados ontem pelo MEC (Ministério da Educação) comprovam que o país está longe de atingir padrões de qualidade.

A pontuação alcançada pelas escolas que participaram da avaliação, denominada Prova Brasil, não foi considerada ‘adequada’ em nenhum dos itens avaliados, conforme escalas já usadas pelo MEC. Os testes foram feitos com 3.306.317 estudantes de 4ª e 8ª séries.

O levantamento constatou, por exemplo, que, em média, os alunos de 4ª série se atrapalham ao interpretar textos longos ou com informação científica e não conseguem ler horas em relógios de ponteiros. Também não conseguem fazer operações de multiplicação com números de dois algarismos.

No caso da 8ª série, não entendem a intenção do autor em histórias em quadrinhos nem identificam a tese de textos argumentativos com linguagem informal. Também não conseguem resolver problemas matemáticos em que é preciso fazer cálculo de conversão de medidas, como de tempo, de comprimento ou de capacidade.

Cinqüenta pontos separam o desempenho dos alunos de 4ª e 8ª série. É como se, hoje, os alunos de 8ª série tivessem conhecimentos dos de 4ª série, se comparados com índices internacionais.

Em São Paulo, os estudantes da 4ª série apresentaram melhora nas avaliações tanto de português quanto de matemática, se comparados com os resultados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), aplicado em 2003. Mas na 8ª série os índices apresentaram ligeira queda, de menos de três pontos, em média.

Participam do Saeb escolas privadas, urbanas e rurais de todo o país. Já no Prova Brasil a avaliação é feita por escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos.

Por Letícia Sander, da Folha Online.

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