(06/07/06) O Brasil ocupa a 71º posição no ranking da União Internacional de Telecomunicações, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), que mede o acesso dos cidadãos de 180 nações à Sociedade da Informação, pelo chamado Índice de Oportunidade Digital (IOD).

O ranking leva em consideração três variáveis principais: oportunidades (acesso e capacidade de aquisição necessários à participação na Sociedade da Informação, cobertura e preços da telefonia móvel e preços de acesso à internet); infra-estrutura (mede as redes fixas, móveis e de acesso à internet e o número de residências com computadores e celulares); e utilização (número de assinantes de internet e banda larga).

Os líderes do ranking foram, respectivamente, a Coréia do Sul, o Japão, a Dinamarca, a Islândia e Hong Kong, na China.

Embora tenha ficado atrás do Chile, Argentina, México, Uruguai e Venezuela, o Brasil foi um dos países que mais evoluíram nas oportunidades digitais desde que o índice começou a ser medido, em 2001.

O País registrou o sétimo maior acréscimo no IOD, que cresceu 35% nos últimos quatro anos. A Índia foi o país que mais evoluiu desde 2001, com um salto de 73%.

Do IDG Now.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *