Nos últimos dias 29 e 30 de junho aconteceu aqui na Imprensa Oficial a última turma de capacitação inicial de monitores dos Acessas Municipais. Módulo 1 agora só quando houver reposição de monitores de Acessas que já estavam em operação.

É um marco importante, pois significa que agora só falta os links desses últimos municípios serem ativados para termos todos os postos abertos ao público. É uma etapa que chega ao fim para começarmos outra.

Com todos os 400 Acessas em funcionamento, poderemos nos dedicar a outras frentes de trabalho. Uma delas é o aperfeiçoamento do Acessa Livre, como uma pasta compartilhada em rede para facilitar a impressão, um temporizador que só congele o micro e não o reinicie toda vez que o tempo acaba.

Outra frente que dará muito trabalho é o acompanhamento dos Acessas. Saber como está cada município e seus monitores não vai ser fácil. A comunicação com eles precisará ser muito bem estruturada para garantir que todos tenham as mesmas informações. Num universo de quase 600 monitores, vai ter muita informação desencontrada, muita lenda e muita fofoca. O gestor, coitado, vai ter que se multiplicar para manter contato com todos os Acessas que ele atende. Só pra ter uma idéia, cada gestor municipal cuida de 45 postos em média.

Enfim, é trabalho que não acaba mais. Gestores, preparem-se porque a maratona está só na metade. E monitores, corram também porque senão vocês não vão conseguir acompanhar o ritmo. Fiquem muito espertos a tudo que os gestores trouxerem de informação. E não confiem em qualquer coisa que vocês ouvirem por aí sem uma confirmação nossa.

PS: nesta terça-feira, 4 de julho, os prefeitos e representantes de 82 municípios, os primeiros a serem parceiros do Acessa, estarão aqui na Imprensa Oficial para uma reunião. Se o alguém da Coordenação chegar a mostrar este blog aos prefeitos, mando meu recado de boas-vindas a todos!