Aluno Sebastião montando texto para jornal de bairro(28/09/06) Toda vez que topamos com notícias de que um novo curso de informática está sendo realizado gratuitamente em alguma entidade comunitária, logo vem o pensamento: “que bom, mais gente vai aprender a lidar com editores de texto, planilhas, etc…”. Mas o projeto “Curso Básico de Informática”, vai muito além disso.

O curso, criado e tocado pela monitora Eliane Rodrigues de Paula do posto Jardim Piracuama, zona sul da capital, faz o pessoal realmente aprender a lidar principalmente com o Open Office, porém com um diferencial importante: como tarefa de finalização, eles estão montando um jornal chamado “Jornal Piracuama” que irá trazer, além de informações sobre o bairro e a entidade, informações diversas que os alunos têm pesquisado na internet. Cada se responsabilizou por um tema.

Alunos
Graziele Rodrigues de Campos, 15 anos, aluna da 8a série, disse que ficou sabendo do projeto através de cartazes que estavam colocados na entidade. Freqüentadora assídua do posto, ela diz que viu no curso uma oportunidade para ir se preparando para melhorar os seus conhecimentos sobre informática e estar pronta para quando entrar no mercado de trabalho. Fã do grupo RBD, ela ficou responsável pela capa do jornal e pela seção de moda.

Outro usuário e participante do curso, Sebastião da Cruz Castro (que aparece na imagem acima), 54 anos, investe parte do seu horário de trabalho participando do curso. Declarou que já havia feito um curso de informática oferecido pela empresa em que trabalha, mas disse não ter se sentido tão à vontade e nem ter tido a atenção que recebe da monitora Eliane. “Já estou aprendendo bem a usar o editor de texto. Aqui me sinto mais à vontade, porque é um computador por aluno”, diz Sebastião, que levou com ele mais três colegas de trabalho para o posto do Acessa.

Na próxima sexta-feira, acontece o encerramento desta etapa do projeto que, segundo Eliane, deverá ter continuidade.

Robson Leandro da Silva, da Rede de Projetos do AcessaSP; clique para saber mais na página da Rede de Projetos

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *