do meu 1º dia de aula. A filha da vizinha (Judite) que me levou e me deixou na esquina dizendo: “Está vendo aquele pessoal lá reunido? São os alunos da Escola. Você vai indo até lá que eu vou à padaria e já venho”.

Não me lembro se ela voltou ou não. Mas me lembro de estar no pátio com vários alunos e ouvir a chamada pelo nome enquanto a freira ia nos encaminhando para a fila e posteriormente para a sala de aula.

Eram as irmãs vicentinas, do Externato Santo Antonio de Lisboa, na Rua Sta Gertrudes, no Tatuapé. Era o ano de 1952. Gostava tanto das freiras que até pensava em ser uma delas. Ajudava a limpar a igreja, lustrar os bancos, carregar cadernos, etc. Depois ganhava abacate e pão com manteiga e ia embora p/casa, que ficava na Rua Telefônica, no mesmo bairro.

Passaram-se tantos anos mas para mim é como se fosse ontem… Lembro-me os nomes das profªs e de quase todas as colegas da 4ª série, quando tirei o diploma do curso primário. Era o ano de 1956, mas depois mudamos para uma fazenda em Suzano, e nunca mais vi as freiras. Cheguei a escrever uma cartinha e elas me responderam, contando inclusive que algumas das professoras/freiras já estavam com Deus.

Autora: Izabel M.Rosa, 62 anos, de sua casa, do Jardim Cacique, Suzano – SP.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *