(14/09/06) As vagas do ProJovem são direcionadas a jovens de 18 a 24 anos de idade, sem emprego formal (com carteira assinada) e que não concluíram o Ensino Fundamental (até a 8ª série).

O Programa paga uma bolsa mensal de R$ 100 por um período de 12 meses. No ato da inscrição, o jovem deve informar corretamente seu endereço completo (inclusive bairro, região onde mora e subprefeitura mais próxima).

O jovem que perdeu o prazo de inscrição no ProJovem tem nova chance agora. As inscrições estarão abertas de 1º a 30 de setembro e podem ser feitas pelo telefone 0800-642-7777 (ligação gratuita), de segunda a sexta, das 6h às 23h, e sábado, domingo e feriado, das 8h às 20h.

O ProJovem, do Governo Federal, vem sendo implantado no município de São Paulo por quatro secretarias: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria do Trabalho, Secretaria de Educação e Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude.

Matrícula
Os jovens que se inscreveram e ainda não se matricularam no ProJovem NÃO PRECISAM mais esperar a carta do Governo Federal para fazer a matrícula. Basta procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de casa com seus documentos pessoais (RG, Título de Eleitor e CPF) e comprovante de residência. O prazo de matrícula vai até o dia 30 de setembro.

Sem o CPF, o jovem não conseguirá fazer a matrícula. Por isso, é imprescindível que o jovem providencie o documento, pois a falta do CPF impede a abertura da conta na Caixa Econômica Federal para receber a bolsa de R$ 100 mensais, durante 12 meses.

No dia 31 de julho, a SMADS iniciou aulas do ProJovem em 11 novas Estações Juventude, beneficiando aproximadamente 10 mil alunos. Atualmente, estão em funcionamento no município 14 Estações Juventude (São Miguel, Santo Amaro, Campo Limpo, Cidade Ademar, Capão Redondo, Parelheiros, Brasilândia, Tremembé, Jaraguá, Sapopemba, Guaianases, Penha, Sé/Ipiranga e Butantã).

As Estações funcionam como espaço de referência aos jovens, sendo um local de encontro, busca de informação e orientação e estudo, servindo ainda para o desenvolvimento de atividades em grupo e realização de eventos culturais.

São implantadas em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável). Também são parceiros da SMADS neste programa o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária), responsável pela capacitação dos professores, e a Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia, que seleciona e contrata os professores.

A finalidade do ProJovem é proporcionar formação integral ao jovem, por meio de elevação de sua escolaridade (conclusão do Ensino Fundamental), sua qualificação profissional e no desenvolvimento de ações comunitárias e reinserção social. Na qualificação profissional, serão 4 arcos de atuação: Telemática; Turismo e Hospitalidade; Arte e Cultura; e Alimentação.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Enviada pelo gestor Antonio Celso Albuquerque Filho