Música do dia: ´´Hong Kong garden ´´ – Siouxsie and the Banshees

Ah, os anos 80…

:)

Bill Gates começou em um centro comunitário

Uns dias atrás eu peguei para reler alguns trechos do livro ´´A estrada do futuro´´ de Bill Gates. Eu li esse livro em 97, portanto quase dez anos atrás. Foi quando eu percebi que tinha que fazer parte dessa revolução que ele falava no livro. Mas isso é uma outra história e eu conto depois. Afinal de contas, meu primeiro contato com a informática foi em 1989!!!!

Bom, um dos trechos que eu reli por acaso foi o capítulo 1, chamado ´´humildemente´´ de ´´Começa uma revolução´´, onde Bill conta como começou a ter contato com os computadores. E fiquei surpreso em ver a semelhança do início da história dele com a de milhares de usuários do programa Acessa São Paulo.

Ele começa dizdendo que escreveu seu primeiro programa de computador quando ainda era cirança, aos treze anos de idade. E sabem qual era o programa? Um jogo-da-velha. Essa oportunidade apareceu porque havia um computador (claro que não esses pequenos que temos hoje instalados em nossos postos, mas um monstro que ele descreve como ´´um computador enorme, desajeitado, lento e absolutamente fascinante´´. Precisamos lembrar que estamos falando do final dos anos 60 e, caso você não tenha visto um computador daquela época, dê uma olhada em parte do mais famoso da época, o Eniac, na imagem abaixo:

Metade do Eniac

Uma coisa parecida com essa estava instalada no Clube de Mães da escola Lakeside, onde o menino Bill estudava. As mães dos alunos pegaram o dinheiro arrecadado em um bazar de caridade e instalaram um terminal e contrataram um tempo para que os alunos pudessem usar. As palavras de Bill resumem o futuro da informática:

´´Permitir que colegiais usassem um computador, no final dos anos 60, foi uma idéia extraordinária… pela qual serei eternamente grato.´´

Fico pensando se esse clube de mães, uma espécie de entidade comunitária da época, não tivesse tomado essa atitude. Provavelmente o futuro do menino Bill e o de todos nós que estamos envolvido nessa coisa chamada ´´inclusão digital´´ seria bem diferente, você não acham?

Portanto, se você é monitor do Acessa, começe a prestar mais atenção àquele usuário que vai todos os dias no seu posto. Ele não é um chato… ele pode ser um novo Bill Gates, porque não?

:)

Rede de Projetos – Michelli, Acessa Promorar

Sexta-feira não pude blogar. Depois eu te conto porque, afinal de contas, esse assunto vai render um post inteiro.

Recebi, via lista de discussão da Rede de Projetos, um e-mail da Michelli Rejane do Acessa Promorar, falando sobre o andamento dos seus projetos.

Atualmente ela está tocando três: o ´´Letramento´´ que mistura alfabetização tradicional com a digital, o ´´Internauta Kids´´ que já está na sua segunda edição dentro da Rede de Projetos e, como o próprio nome já diz, apresenta a web para crianaças e o ´´Professor Conectado´´ que leva professores para dentro do Acessa e também apresdenta a web para eles.

Dá para perceber o grau de envolvimento da Michelli no que diz respeito à desenvolver projetos não é mesmo? Assim como ela, todos que desenvolvem projetos de inclusão digital, estando na Rede ou não, precisam ter muita força de vontade, até para vencer algumas resistências e apresentar esse outro lado do universo, chamado de internet.

Os três projetos criados pela Michelli trazem uma ajuda significativa para que esse trabalho de incluir pessoas em novas linguagens possa ter o sucesso que esperamos.

:)

Cenas do próximo capítulo…

Já estou previnido. O assunto de amanhã já está prontinho e, caso aconteça algum imprevisto é só copiar e colar aqui. Vou falar sobre outros projetos da Rede, vou contar um pouquinho de como era a inclusão digital nos anos 80 e
falar o que fiquei fazendo durante 16 horas dentro do prédio do Banco Real na última sexta e sábado.

Vai indo que eu já fui…

:)

Robson

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *