(23/10/06) Com o entusiasmo característico das novas conquistas e para um auditório lotado, a chefe de divisão e uma das coordenadoras do programa AcessaSP, Maria Amélia Kuhlmann Fernandes, apresentou neste mês, a 32 prefeitos do Estado de São Paulo, os procedimentos para instalação e funcionamento dos postos do Acessa nos municípios paulistas.

No total, contando também com os representantes de outras 13 prefeituras, 45 cidades estiveram representadas na visita à Imprensa Oficial, para colher informações sobre o significado e a abrangência sócio-econômica dessa parceria entre o Estado e os municípios. Maria Amélia reflete essa idéia ao afirmar que “o posto funciona melhor quando o chefe do município percebe a importância do programa”.

Com 386 postos abertos e em pleno funcionamento (hoje 387), Maria Amélia comentou com os prefeitos que a meta dos gestores do programa de inclusão digital do governo prevê, para dezembro deste ano, que seja alcançado o número total de 453 unidades do AcessaSP, em todo o Estado.

A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, uma das entidades parceiras no programa esteve representada pela coordenadora do Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária, Drica Guzzi, que expôs o perfil das pessoas que trabalham como monitores do AcessaSP, e esclareceu cada um dos módulos aplicados na capacitação deles para o atendimento ideal à população.

Software livre
Hernani Dimantas, coordenador de conteúdo do site do Acessa São Paulo, explicou aos visitantes a diferença entre hardware e software e os conceitos de produção colaborativa utilizados no sistema operacional Linux Conectiva 9, adaptado para as características do Acessa. Para Dimantas, o software livre é um patrimônio da humanidade e um dos fatores de crescimento do programa “por ser de baixo custo, livre da invasão de vírus e pela difusão igualitária do conhecimento proporcionada pela inclusão digital”.

As responsabilidades do governo e as obrigações dos municípios na implantação dos postos foram esclarecidas por Daniel Bellot, da Prodesp, que citou pormenores da contratação e instalação dos links de 512kbps Intragov ou o espaço mínimo para a disposição das máquinas, como exemplos. “O nosso objetivo é deixar o posto funcionando”, disse Bellot.

A princípio, os municípios receberão sete máquinas no posto do Acessa: cinco para a população, uma para o monitor do programa e outra para o servidor de banco de dados. Cidades como Suzanápolis, distante 650 km da Capital, com 3.500 habitantes, beneficiam-se dessa distribuição per capita. O prefeito desse município, Octaviano Ribeiro, comentou que não vai ser difícil instalar um posto do Acessa em Suzanápolis porque a cidade já possui uma sala de informática. “O importante, para nós, é melhorar o serviço público para nossa gente”.

Após o encontro no auditório da Imprensa Oficial, prefeitos e assessores foram convidados a participar do almoço servido no refeitório da empresa e a percorrer o roteiro da visita institucional.

As demais cidades contempladas com o Programa AcessaSP, em setembro, foram: Alto Alegre, Álvares Florence, Álvaro de Carvalho, Analândia, Aparecida, Arapeí, Arco-Íris, Areiópolis, Avaí, Cabrália Paulista, Cabreúva, Caçapava, Coroados, Cubatão, Dirce Reis, Fernão, Floreal, Gabriel Monteiro, Guapiaçu, Guarujá, Ibirá, Ibiúna, Ilhabela, Indiaporã, Ipeúna, Itapura, Itaquaquecetuba, Joanópolis, Lourdes, Lupércio, Maracaí, Mesópolis, Nova Guataporanga, Parisi, Paulicéia, Pedrinhas Paulista, Piacatu, Pirangi, Planalto, Platina, Pongaí, Pontalinda, Queiroz, Salmourão, Salto, Santa Rita do Passa Quatro, Santana de Parnaíba, Sebastianópolis do Sul, Taiaçu, Tarumã e Vitória Brasil.

Adaptada do Portal Corporativo da Imprensa Oficial