(19/10/06) Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima, mestre em Educação pela PUC-SP, e consultora em inclusão digital no Projeto Centro Integrado de Tecnologia da Informação (Citi), do governo do Distrito Federal, conversa com o Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária (Lidec), da Escola do Futuro da USP, e os demais interessados no assunto na próxima sexta-feira, 27 de outubro, às 14 horas.

Ela atua há sete anos no movimento de inclusão digital brasileiro, e mantém o site Biblioteca Micromundos. Em sua pesquisa de mestrado, Ana Maria trabalhou no projeto de pesquisa Rede de Jovens Ativistas (YAN), coordenado pelo Laboratório de pesquisas Lifelong Kindergarten do Media Lab – MIT (Boston – Estados Unidos). O projeto aborda o problema do analfabetismo infantil nesses dois centros de inclusão digital e a brecha digital gerada pela falta de fluência tecnológica. Leia o artigo de Ana Maria sobre o assunto no site do Lidec:http://www.lidec.futuro.usp.br/artigo1.php.

Citi – Distrito Federal

Criado em 2002, o projeto Centro Integrado de Tecnologia da Informação (Citi) é o maior projeto de inclusão digital do Distrito Federal, ligado ao governo do DF. Mantém 19 centros de inclusão digital, a maioria com de 3 a 5 salas, com 20 computadores em cada uma. Os centros estão espalhados por Brasília e entorno, desde a zona rural a presídios feminino e masculino.

O Citi-DF, assim como o Programa AcessaSP, no qual atua o Lidec, realiza formação permanente dos instrutores dos centros de inclusão digital, utilizando plataformas online e encontros presenciais. O projeto Citi utiliza particularmente a metodologia da Pedagogia de Projetos, que busca fazer com que o indivíduo desenvolva a habilidade de aprender ao longo da vida.

Programa Porta de Entrada

Este é o oitavo bate-papo mensal promovido pelo Lidec, por meio de seu programa Porta de Entrada. Os encontros virtuais, que acontecem toda última sexta-feira de cada mês, surgiram para que os interessados em inclusão digital possam conhecer o trabalho do laboratório, atuante no programa estadual de inclusão digital Acessa São Paulo; e também para proporcionar uma frutífera troca de experiências e conceitos, a fim de que os interessados possam implementar iniciativas próprias, obter auxílio em pesquisas acadêmicas ou simplesmente conseguir mais informações sobre inclusão digital. A experiência acabou se transformando em um palco para debates mais específicos e profundos, com a presença de um destacado convidado especial por mês.

Para participar do bate-papo, é só acessar www.lidec.futuro.usp.br/chat.php, das 14 às 15h30, na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro. Os encontros anteriores estão disponíveis em www.lidec.futuro.usp.br/porta.php. Para mais informações, telefonar para (11) 3091-6366/ 9107 ou enviar um e-mail para [email” >lidec@futuro.usp.br [/email” >.

Por Maurício Kanno (mediador do debate) – Lidec Notícias

www.lidec.futuro.usp.br