de quando era criança e na rua onde eu morava tinha uma amiguinha que eu adorava chamada Linda. Eu tinha 7 anos e morava em frente a casa dela.

Minha família era grande e muito simples, brincávamos na rua, andávamos sujinhos mas tinhamos muita educação. Todos nossos vizinhos nos discriminavam, achavam que seríamos bandidos ou prostitutas só porque éramos pessoas simples.

Até que a mãe e pai da minha amiguinha proibiram nosso relacionamento, ela achava que eu não era uma boa amizade para sua filhinha. Lembro quantas vezes ela controlava meus dentes e olhava meus cabelos para saber se eu tinha piolho ou coisa assim.

Sei que eu sofri muito quando via a Linda recebendo suas amiguinhas para seu aniversário e eu do outro lado da rua morrendo de vontade de estar junto com ela. Eu cheguei até a escrever uma cartinha e joguei debaixo da porta da casa dela pedindo para ser sua amiga de novo. Acho que ela até queria estar junto comigo, pois era uma criança como eu, inocente e sem preconceito.

Mas os adultos…! Esses sim são os piores! Nos separaram por achar que eu era uma “criança” que poderia corromper sua filhinha.

Passaram-se alguns anos e eu me tornei uma moça, aliás muito bonita. Trabalhei, estudei, construi uma vida melhor para mim e para meus familiares.

Hoje meus pais moram no apartamento mais bonito da rua. Eu moro na Suiça há 20 anos e faço férias no Brasil uma vez por ano. Lembro-me uma vez que meu marido estava no portão da casa dos meus pais e essa vizinha e seu marido passaram com o carro velho de 20 anos atrás e me olharam com muita vergonha.

A vida é uma roda-gigante! Um dia estamos lá em cima, sentindo-se superior a todos e a tudo; outro dia porém podemos estar lá em baixo, precisando das pessoas, passando por dificuldades, etc. Temos por obrigação moral perceber que ninguém é melhor do que ninguém. Neste mundo somos todos iguais!

Autora: Vitória, 44 anos, de Santo Amaro, São Paulo-SP.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *