(04/10/06) Arquivos poderão ser baixados em formato PDF, além de terem seu conteúdo indexado para facilitar buscas

Como parte de seu projeto de digitalização de livros, o Google passará a oferecer aos usuários a possibilidade de baixar livros clássicos gratuitamente.

Os arquivos, disponíveis no formato PDF, incluem títulos de autores como Dante Alighieri e outros livros que não estão mais sujeitos às leis de direito autoral. A novidade é uma evolução do sistema, já que os arquivos podem ser impressos, copiados e transportados livremente (até então só era possível consultá-los na tela do computador).

Todo o conteúdo dos livros disponíveis para consulta pode ser consultado com a ferramenta de busca do site, que está fechando acordo com editoras de livros e universidades nos EUA e em outros países para a digitalização de acervos, iniciativa que inclui grupos editoriais e bibliotecas brasileiras.

No caso dos livros disponibilizados pelo Google, há uma marca d´água em cada página nos arquivos PDF onde se lê, em inglês, a frase “digitalizado pelo Google.”

Versão brasileira

Na semana passada, a Google anunciou o lançamento da versão em português de sua ferramenta de busca em livros, chamada de Google Pesquisa de Livros, que está em fase de desenvolvimento (beta) e que permite pesquisar textos de livros brasileiros com base em palavras chave.

O download gratuitos de livros que não estão no mercado, no entanto, não é exclusividade do Google. Outros sites que promovem formatos eletrônicos como o brasileiro Ebook Cult trazem arquivos de clássicos para download, além de links para outros sites que promovem livros em formato eletrônico.

Visite o Google Pesquisa de Livros
Visite o E-book Cult

Notícia do Estadão Online
Sugerida por Renata Santos, coordenadora de capacitação do AcessaSP

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *