(20/11/06) “Hã? Como assim?” poderia pensar o leitor, ao ler o título acima. Mas não é preciso se assustar, nem estranhar: trata-se do propósito do site criado pela Prefeitura da capital paulista, o CentroSP (www.centrosp.prefeitura.sp.gov.br), em que o internauta pode passear por lugares como a Praça da Sé, a Estação da Luz, a 25 de Março e a Praça da República.

Por meio do link Marco Zero, o turista virtual é direcionado a um mapa interativo, em que são mostradas imagens dos principais marcos urbanos da região, com detalhes sobre sua história e sobre o projeto de revitalização que está sendo realizado. Se o que o visitante procura são imagens de prédios históricos (ou apenas famosos), ele deve recorrer ao Banco de Imagens, que mostra lugares como a Biblioteca Mário de Andrade e o Centro Cultural São Paulo.

Em Guia Centro, o visitante poderá conhecer mais da vida cultural e as opções de lazer e compras do Centro – desde o Museu da Língua Portuguesa até as populares ruas 25 de Março e José Paulino, bem como o Largo Sta. Ifigênia. As ruas comerciais mais movimentadas estão divididas de acordo com o tipo de mercadoria mais presente em suas vitrines (a Rua Conselheiro Crispiniano, por exemplo, é “especializada” em materiais fotográficos), e têm sua origem desvendada, por meio da retomada de sua história.

É uma ótima oportunidade para aqueles que não têm tempo e – principalmente – nunca tiveram a chance de ir ao Centro da Cidade de São Paulo, que guarda segredos imperceptíveis aos mais distraídos, mas cheios de história e beleza!

por Marina Iemini Atoji, da equipe de conteúdo