(28/11/06) Lilian Starobinas, pesquisadora do Lidec da Escola do Futuro da USP, coordena o Grupo de Trabalho (GT) de Redes Sociais Online do AcessaSP, e vai conversar com os interessados no assunto no dia 30 de novembro de 2006, quinta-feira, às 14 horas. Este é o décimo bate-papo mensal promovido pelo Lidec, por meio do programa Porta de Entrada.

As redes sociais online, cujo exemplo mais popular no Brasil é o Orkut, fazem muito sucesso e são bastante utilizadas nos postos do programa estadual de inclusão digital Acessa São Paulo. Uma das possíveis razões é o grande número de jovens usuários do programa: a média de idade identificada na pesquisa Ponline 2006 é de 22 anos.

A pesquisadora afirma que o debate que tem acontecido sobre os conteúdos acessados nas redes sociais, sua qualidade e impacto na formação dos jovens é muito enriquecedor e está acontecendo no mundo inteiro. “A cultura de rede ainda está em formação”, afirma. “E as pessoas estão pouco acostumadas com a liberdade de cada indivíduo utilizar estes recursos – dentro das regras dos centros de acesso – sem precisar prestar contas se estão fazendo algo considerado de importância pelos outros ou não”.

O GT de Redes Sociais Online está pesquisando o tipo de uso que está sendo dado a essas redes e desenvolverá reflexões sobre essas práticas e as suas conseqüências. A partir disso, produzirá um documento de referência para gestores de centros públicos de acesso.

Programa Porta de Entrada
Este é o décimo bate-papo mensal promovido pelo Lidec, por meio de seu programa Porta de Entrada. Os encontros virtuais, que acontecem no final de cada mês, surgiram para que os interessados em inclusão digital possam conhecer o trabalho do laboratório, atuante no programa estadual de inclusão digital Acessa São Paulo.

Também proporcionam uma frutífera troca de experiências e conceitos, a fim de que os interessados possam implementar iniciativas próprias, obter auxílio em pesquisas acadêmicas ou simplesmente conseguir mais informações sobre inclusão digital. A experiência acabou se transformando em uma oportunidade para debates mais específicos e profundos, com a presença de um destacado convidado especial por mês. Neste décimo bate-papo, especificamente, a convidada é alguém de nossa própria equipe.

Para participar do bate-papo, basta acessar www.lidec.futuro.usp.br/chat.php, das 14 às 15h30, no dia 30 de novembro de 2006, quinta-feira. A íntegra das discussões anteriores estão disponíveis em www.lidec.futuro.usp.br/porta.php. Para mais informações, telefonar para (11) 3091-6366/ 9107 ou enviar um e-mail para lidec@futuro.usp.br .

Por Maurício Kanno (mediador do debate) – Lidec Notícias
www.lidec.futuro.usp.br
Escola do Futuro – www.futuro.usp.br
AcessaSP – www.acessasp.sp.gov.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *