(30/11/2006) O engenheiro chefe do Orkut, David Jesse, anunciou detalhes sofre as ferramentas que o Google disponibilizou para a PF do Brasil.

A equipe de Jesse desenvolveu, em Mountain View, um novo conjunto de ferramentas que será usado, inicialmente, apenas por agentes da Polícia Federal brasileira. O engine permite buscar e denunciar conteúdos que desrespeitem as leis do país, como a publicação de fotos de pedofilia, mensagens racistas e apologia ao crime, entre outras ilegalidades.

Jesse explicou que sua equipe trabalhou durante dois meses em contato com a PF do Brasil e desenvolveu um engine que permite à polícia rastear mais facilmente conteúdo ilegal. Os agentes da PF terão ainda um canal privilegiado para submeter denúncias ao Google Inc.

Ao receber a denúncia, a equipe do Orkut vai retirar o conteúdo do ar e armazená-lo offline, para a eventual necessidade de usar a página deletada como prova de crime cometido na web.

Jesse afirmou que as autoridades brasileiras serão as primeiras no mundo a testar o produto, que poderá ser disponibilizado para policiais de outros países. “É uma ferramenta para autoridades em geral. O Brasil é nossa prioridade no momento, mas podemos estender seu uso para outras regiões”, afirmou Jesse.

O engenheiro do Orkut afirmou que a ferramenta visa tornar mais ágil e eficaz a revisão dos conteúdos publicados no site de relacionamentos e impedir a ocorrência de crimes. Jesse disse que sua equipe esforçou-se para equilibrar as necessidades de segurança na web com o respeito à privacidade dos usuários do Orkut.

“Nada mudou em nossa política de privacidade e nossos usuários podem se sentir seguros ao publicar mensagens no Orkut. Apenas queremos tornar mais ágil a retirada de páginas que não se adequam aos termos de uso do serviço”, disse Jesse.

Do Plantão INFO – http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/29112006-12.shl

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *