Em julho deste ano o Programa Acessa São Paulo completou seis anos de existência, criado pelo Decreto Lei nº 46.057 sancionado pelo então saudoso Governador Mario Covas, e para quem não teve a oportunidade de acompanhar os passos do Programa desde o início, me sinto na obrigação de dividir com essas pessoas um pouco desse trajeto.

O PRIMEIRO DESAFIO

Em janeiro de 2001, precisamente no dia 4, uma quinta feira, fui chamado a participar de uma reunião no Palácio do Governo sobre o Acessa São Paulo, até aquele momento eu nada sabia sobre o Programa.

Nessa reunião a Prodesp foi convocada a colaborar com o Programa com a função de implantar os Infocentros, já que o Programa naquela época era de responsabilidade total da Imprensa Oficial.

Me foram entregues 10 enderêços com o nome da Associação, responsável e telefone de contato distribuídos em diversos bairros da periferia do município de São Paulo.

Qual o desafio ?
Implantar esses 10 Infocentros em um mês.

Se me perguntassem nessa época eu diria que conhecia a cidade de São Paulo muito bem. Pois bem, saio por caminhos “nunca dantes navegados” por mim com guia de ruas à tiracolo e muita esperança de encontrar a Associação e quem sabe, com muita sorte o responsável por ela para não ter “tempo perdido”.

Foram muitas aventuras, vocês podem imaginar.
Me lembro que um dia saí de casa às 8:00h e às 18:00 sáí da última Associação que visitei nesse dia, a segunda. Não consegui nem mesmo visitar 3 locais num dia, obviamente o planejamento não foi o melhor, mas a manada de bois que tive que esperar passar também atrapalhou um pouco.

Bem, indo para os finalmente, no final do mês de janeiro haviam 8 Infocentros em funcionamento e dois ainda em obras.

Assim nasceu de fato o Acessa São Paulo e, até hoje quando visito algum Posto do Acessa e vejo a “garotada” se beneficiando da oportunidade que tive e continuo tendo o prazer de ajudar a proporcionar, me sinto recompensado.

Espero poder continuar a participar por muito desse Programa que tanto orgulho nos traz.

Daniel