(18/12/06) Bem antes do Natal e do Ano-Novo, o Acessa de Angatuba já estava em festa – tudo por conta do encerramento do projeto “Informática Básica”, da Rede de Projetos, no dia 1o de dezembro.

Foram entregues certificados aos 65 usuários que concluíram o curso, em meio a uma comemoração com direito a discursos e fortes emoções, principalmente por parte da monitora e projetista Roseli Bento Brás. “Agradeço a todos que me ajudaram e me orientaram: ao pessoal da Rede de Projetos, ao Antonio Celso [Albuquerque” > da Imprensa Oficial – o primeiro que me orientou e indicou o caminho, à Elaine [Vieira” >, que sempre me tratou com muito carinho”

O projeto “Informática Básica” começou em agosto deste ano, com 77 usuários, e ofereceu três módulos aos freqüentadores – editor de texto, planilhas eletrônicas e internet -, divididos em cerca de duas turmas por dia. Utilizava como referência o Cadernos Eletrônicos produzidos para o Programa AcessaSP pelo Lidec-USP (Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária) – disponível em http://cadernos.futuro.usp.br/.

O objetivo foi preparar membros da comunidade para enfrentar a competitividade no mercado de trabalho. “Ensinei-os a andar, mas a decisão de correr fica por conta deles; se eles quiserem, vão longe”, disse Roseli. Segundo ela, contava com a ajuda até mesmo das crianças que freqüentavam o posto, quando as turmas eram grandes. “Elas ajudavam aqueles que nem sabiam pegar no mouse, fazendo realmente um trabalho de alfabetização digital”.

A projetista reconhece que, sem estrutura, não teria conseguido realizar o curso com tanto sucesso: “só é esta maravilha toda trabalhar aqui porque posso contar com uma estrutura segura, seja com a galera de São Paulo (EF, Fundap, Imprensa Oficial, Prodesp), ou seja aqui, com o apoio do Departamento de Educação, Prefeitura e sobretudo dos usuários que fazem do Acessa sua segunda casa”, disse ela.

Veja mais informações sobre o projeto clicando aqui

Por Marina Iemini Atoji, da equipe de conteúdo