(21/12/06) Conheça e aprenda o sistema Braille, utilizado pelas pessoas cegas para ler. Aproveite a oportunidade dada pela Faculdade de Educação da USP (http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html): por meio de animações gráficas e jogos como forca e jogo da memória, permite a qualquer interessado aprender e treinar esse alfabeto.

Todos os sinais também estão no verbete correspondente da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille).

O que é?
O Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos, inventado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade, acabou se tornando professor do Instituto de Cegos de Paris e, em 1829, publicou o seu método.

É uma adaptação de um sistema de mensagens de pontos e buracos, que os cegos podem ler pelo tato. Na internet, no entanto, as pessoas que enxergam podem aprender e ler pela visão mesmo, seja no site da Faculdade de Educação seja pelo site da Wikipédia.

As letras do Braille são as mesmas de nosso alfabeto tradicional, indo de A, B, C, D, … , até Z, e incluindo também outros tipos de símbolos. Mas as letras são indicadas por pontos, distribuídos por seis espaços diferentes.

O site da Faculdade de Educação também tem uma seção muito interessante, chamada “Quebrando Preconceitos“, que ajuda-nos a compreender melhor as pessoas com deficiência visual, e a nos relacionarmos melhor com elas: http://www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/Portugues/mitos.html

Por Maurício Kanno
Da equipe de conteúdo do portal AcessaSP

Imagem: Christophe Moustier (Commons: Clique para ver a licença)

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *