(18/01/07) Entre 10/01 e 17/02 de 2007 acontece o LaMiMe – Laboratório de Mídias Metarecicladas no Sesc Avenida Paulista (São Paulo). O LaMiMe conta com programação variada que vai desde a construção de um laboratório multimídia até a realização de uma série de oficinas gratuitas de produção multimídia com Software Livre, entre elas:

Oficina de efeitos especiais em Vídeo Digital, Oficina de Música Eletrônica e Síntese Sonora, Oficina de produção Multimídia com Sucata, Oficina de efeitos especiais em Vídeo Digital e Workshops práticos Multimídia e Software Livre. As oficinas começarão dia 18/01
Confira mais detalhes:

LaMiMe Laboratório de Mídias Metarecicladas
A reapropriação da tecnologia para transformação social significa garantir não apenas o acesso à tecnologia, mas também sua efetiva apropriação como meio de desenvolvimento e criação, aproximando-a da vida cotidiana, através da desmistificação da máquina e dos discursos associados a ela. O projeto Laboratório de Mídias Metarecicladas (LaMiMe) propõe o domínio e apropriação das máquinas: o exercício criativo a partir do uso de softwares livres e de tecnologia metareciclada.

Fazem parte do projeto oficinas de áudio, oficinas de vídeo, de criação de interfaces. Além das oficinas, será aberto um espaço de discussão e criação coletiva, gerando um processo de colaboração que tem início na montagem do Laboratório e que se desenvolve durante todo o mês nos horários de atendimento multimídia livre e nos laboratórios de produção.

Ao final do processo espera-se que o público tenha tomado contato com recursos livres de criação multimídia e produza coletivamente uma instalação imersiva que permanecerá no espaço de Internet Livre do SESC Avenida Paulista.

Montagem do Laboratório Multimídia
Construção coletiva e colaborativa de um laboratório para produção e reciclagem de mídias. No espaço Internet Livre – Mezanino 0 Grátis Vagas Limitadas. Inscrições antecipadas no Espaço Internet Livre.
De 17/01 a 19/01. Quarta a sexta, das 15h às 21h.

Workshop Sucata Multimídia
Demonstração prática de como produzir interfaces com tecnologia reciclada. No Espaço Internet Livre – Mezanino. 1 Grátis Vagas Limitadas. Inscrições antecipadas no Espaço Internet Livre.
Dia(s) 20/01 Sábado, das 14h às 18h.

Oficina Multimídia com Sucata
Esta oficina abordará conceitos de computação e eletrônica, com o objetivo de montar uma estrutura interativa integrada com som e imagem. Ferramentas básicas: resistores, potenciometros, ferro de solda e hardware livre.
De 23/01 a 26/01. Terça a sexta, das 19h30 às 21h30. 25/01, das 15h às 17h.

Oficina Entendendo Metareciclagem
Desmistificação da “caixa branca” através da reapropriação tecnológica. O que tem lá dentro do meu computador? Para que serve esta pecinha?
Dia(s) 24/01, 02/02, 07/02 Quarta e sexta, das 14h às 18h.” >

Workshop Áudio Avançado
Demonstração prática de como produzir gravações, edições e síntese sonora com equipamentos simples e softwares livres.
Dia(s) 27/01 Sábado, das 14h às 18h.

Oficina de Música Eletrônica e Síntese Sonora
A partir de conceitos de síntese, adição e subtração de sinais sonoros, serão abordados conceitos de música computacional eletrônica de pesquisa. Ferramentas abordadas: puredata, audacity e rose garden e fones de ouvido.
De 30/01 a 02/02. Terça a sexta, das 19h30 às 21h30.

Workshop Vídeo Avançado
Demonstração prática de como capturar, editar, pós-produzir e publicar vídeos digitais com ferramentas livres.
Dia(s) 03/02 Sábado, das 14h às 18h.

Oficina de Efeitos Especiais em Vídeo Digital
Visa ensinar como combinar imagens capturadas em câmaras digitais, com imagens sintetizadas por programas 3D, usando software livre. Ferramentas abordadas: kino, blender, gimp, câmera de vídeo e tripé.
De 06/02 a 09/02. Terça a sexta, das 19h30 às 21h30.

Encontro Livre de Audiovisual
Espaço para distribuição de conhecimento, profissionais e artistas trocando idéias e produzindo audiovisual com iniciantes de todas as idades.
Dia(s) 10/02 Sábado, das 14h às 18h.

Laboratório de Produção Multimídia Livre
Espaço para produção colaborativa de uma instalação multimídia interativa. Ferramentas abordadas: criatividade e protagonismo.
Dia(s) 13/02, 14/02, 15/02, 16/02 Terça a sexta, das 19h30 às 21h30.

Informações sobre inscrições:
SESC Avenida Paulista