(10/01/06) Joel da Silva é considerado pela polícia como responsável pela metade dos 12 assassinatos cometidos pela facção Os Manos, que tem ligações com o PCC


PORTO ALEGRE – O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) recorreu ao Google Earth para localizar e prender o foragido Joel Campos da Silva, de 27 anos, conhecido como ´Matador´, no final da noite de domingo, 7, na estação rodoviária de Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul. O programa, usado como ferramenta de busca na internet, permite visualizar imagens detalhadas de todo o planeta, captadas por satélites.

´Matador´ é considerado pela polícia como responsável pela metade dos 12 assassinatos cometidos pela facção Os Manos, que tem ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e orienta crimes de dentro das penitenciárias gaúchas. Foragido desde 9 de maio de 2006, ele portava uma pistola, documentos falsos e uma pequena quantidade de maconha quando foi preso.

Autorizada pela Justiça, a polícia fazia escutas do celular de Silva. Depois de identificar as coordenadas geográficas, a investigação usou o Google Earth para descobrir o local da emissão dos sinais e chegou a um bairro do município de Imbé, também no litoral gaúcho.

Na seqüência, foi identificada a casa freqüentada pelo foragido. Os moradores passaram a ser observados discretamente. No domingo, um deles foi à rodoviária de Tramandaí. A polícia acompanhou o movimento a distância e encontrou o foragido chegando de uma viagem.

O delegado Juliano Ferreira admite que os investigadores poderiam ter chegado ao mesmo resultado recorrendo aos mapas, mas acredita que a busca foi acelerada pela possibilidade da consulta rápida e respostas precisas do Google. “É um instrumento que tende a ser usado cada dia mais pela polícia”, prevê.

Por Elder Ogliari – Estadão

Saiba mais

-Clique aqui para ver a notícia na página original

->Clique aqui para navegar pelo Google Maps! (A versão online do Google Earth, com recursos limitados; é em inglês, mas a interface é intuitiva: basta usar o mouse para arrastar o mouse, indo até o Brasil por exemplo, e usar as teclas + ou – para o zoom)

->Clique aqui para saber mais sobre o Google Earth e como utilizá-lo

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *