(01/02/07) O AcessaSP alcançou, no final de 2006, a marca histórica de 1 milhão de usuários cadastrados em seus mais de 400 postos espalhados pelo Estado de São Paulo. Criado em julho de 2000, o programa tem como objetivo principal democratizar o uso da internet.

Em seis anos de existência, se constituiu em um dos maiores programas de inclusão digital por meio de postos de acesso à internet do Brasil.

A expansão gradativa do programa tem por bases a promoção da capacitação da comunidade no uso da tecnologia da informação, orientação sobre o uso dos serviços e informações oferecidos por meio da internet pela administração pública estadual e incentivo à criação de conteúdo informacional por parte da comunidade atendida.

“Não foram apenas máquinas instaladas, se investiu na pessoa”, diz o gestor Antonio Carlos Favaleça. Para muitos, o programa é ponto de partida para vôos maiores, segundo Favaleça: “muitos de nossos monitores, após capacitados pelo Programa, migraram para empresas e passaram a ganhar muito mais”. Por isso, diz ele, “a marca de 1 milhão de usuários cadastrados tem um sabor especial”.

Os diversos projetos que envolvem o programa – além dos postos de acesso à internet – como a Rede de Projetos, as seções participativas do Portal AcessaSP – Eu me Lembro, Fotolog, Notícias, e a capacitação continuada de monitores, que visa a uma melhor preparação dos monitores para auxiliar o usuário, são fruto dessas diretrizes.

Um aumento ainda maior do número de usuários do programa é esperado para os próximos anos, já que o governador José Serra pretende ampliar o número de postos para mil, como parte de sua proposta de governo de maior informatização da administração pública.

Mais dois, mais meia

O envolvimento das pessoas que trabalham para manter o programa em funcionamento e fazer com que ele cumpra seus objetivos foi essencial para que a marca histórica fosse alcançada. Além da expansão do número de postos (de janeiro de 2006 a janeiro de 2007, o número de postos em funcionamento subiu de 227 para 401), o desafio “Mais dois, mais meia”, realizado entre os monitores dos postos municipais, contribuiu significativamente para o resultado alcançado.

Lançado em agosto de 2006, por meio da lista de discussões dos postos do AcessaSP, a gincana teve por objetivo ampliar o número de atendimento nos postos, alcançando 10% da população da região.

Para se chegar ao número, estabeleceu-se que, a cada dois novos usuários que um cidadão já usuário levasse ao posto, ele receberia meia hora a mais de acesso. “É claro que essa meta e objetivo para os monitores contribuiu muito para hoje chegarmos à marca de 1 milhão. A gincana até hoje apresenta seus resultados.” É o que diz Rafael Trefilho Paulucci, gestor da Imprensa Oficial que lançou o desafio.

Boa parte dos postos adotou a idéia, e o crescimento no número de cadastros foi acompanhado mês a mês. Em Itariri, por exemplo, o número de cadastros aumentou de 497 para 1487 em três meses de gincana. “Quando coloquei esse objetivo na lista, nunca imaginei que seria tão repercutido pelos monitores, mas foi muito boa a participação deles”, completa Paulucci.

Progressão dos cadastros

Gráfico mostrando evolução do número de cadastros em 2006