(05/02/07) Alfabetizar estudantes surdos em português é um problema que aparece em muitas escolas. Como eles costumam apresentar dificuldades para ler ou construir uma frase com sentido, o caminho natural é alfabetizar primeiro os estudantes surdos na Língua Brasileira dos Sinais (Libras). O AcessaSP disponibiliza um CD para seu aprendizado, que pode ser solicitado gratuitamente por aqui.

Por isso, dois professores da Universidade de Brasília (UNB) criaram um software livre bilíngüe (em Libras e Português) que promete ajudar esses alunos especiais a se alfabetizarem em português. Disponível gratuitamente no site www.surdobilingue.org, o programa traz aulas prontas que podem ser copiadas e dadas nas escolas para estudantes surdos. Outra possibilidade é que os professores criem aulas e as deixem disponíveis no site para que outros profissionais as utilizem.

No segundo semestre do ano passado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou o Motrix, um software que permite às pessoas com deficiência grave, como tetraplegia e distrofia muscular, a acessarem à internet. Funções como controle do mouse e do teclado são feitos por comando de voz, assim como a digitação de um texto. Com o Motrix, uma pessoa tetraplégica também pode acionar programas do Windows.

Outro programa desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (os mesmos que criaram o Motrix), é o
Dosvox. Ele também tem software de reconhecimento de voz, e ajuda deficientes visuais a usarem um microcomputador de forma independente.

No sistema operacional Windows existem alguns recursos especiais de acessibilidade. Veja aqui quais são as opções disponíveis – inclusive para o Vista.

Do Link Estadão

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *