(02/03/07) Nova função integrada pela Receita Federal no software IRPF 2007 guia usuários cegos pela declaração por meio de comandos de voz.

Pela primeira vez, deficientes visuais conseguirão preencher a própria declaração do Imposto de Renda, graças ao programa de voz oferecido junto ao software oferecido pela Receita Federal.

Na prática, o deficiente visual navegará por uma página contínua, inserindo os dados pedidos e tendo a confirmação do que digitou quando acessar o programa IRPF 2007 na página da Receita Federal.

Baixe os programas:
IRPF 2007 versão Windows
IRPF 2007 versão Java
ReceitaNet – para enviar IRPF à Receita

O programa para os deficientes visuais funcionará desde que o computador do contribuinte já tenha um programa de voz, produto disponível no mercado.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, o programa permitirá que o deficiente visual tenha certeza dos dados passados para a Receita, sem depender de outras pessoas para realizar o trabalho.

Segundo Adir, não há estimativa de quantos são os contribuintes com deficiência visual, mas é comum o programa de voz nas máquinas dos que não enxergam e trabalham com computador.

“Acreditamos que a participação será significativa”, revelou o supervisor.

De maneira geral, a Receita espera que 23,5 milhões de contribuintes declarem seus ganhos relativos ao ano de 2006 pela internet até o dia 30 de abril.

Por Redação do IDG Now!

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *