(16/03/07) O que tem Nossa Senhora Desatadora dos Nós com o governo do Estado de São Paulo? E o Barão de Itararé, o que faz nesse meio? O portal do Programa Estadual de Desburocratização pode responder a esta pergunta.

O lema é “vamos desatar o nó da burocracia”, e o objetivo é simplificar o processo de prestação de serviços públicos, reduzindo-lhes os custos e o tempo necessário para sua consecução.

Na internet, as ferramentas para isso são a participação no portal www.desatarono.sp.gov.br – que é “apresentado” pelo Barão de Itararé – por meio de uma espécie de “Eu me Lembro”, o Burocasos; a diferença é que o usuário pode conferir, depois, a resposta ao seu problema ou dúvida na própria página. Assim, outros cidadãos que tenham a mesma dúvida também podem tê-la esclarecida.

Há também seções informativas, como a Biblioteca, que apresenta estudos e relatórios sobre o impacto da desburocratização na administração pública por meio da internet e sobre os fatores que restringem ou estimulam a criação de empresas. O usuário pode também conferir a História da Burocracia, explicada – com o perdão do trocadilho – sem muita burocracia, de modo bastante direto e didático.

Ah, a Nossa Senhora Desatadora dos Nós? Ela tem uma seção de curiosidade dedicada a ela, o usuário pode saber mais sobre a sua história e conhecer sua oração. Afinal, há problemas que a própria razão desconhece…

Por Marina Iemini Atoji, da equipe de conteúdo do Portal AcessaSP