(27/03/07) Ivan Krstic, responsável pelo projeto One Laptop Per Child (OLPC), que visa à difusão de novas tecnologias e inclusão digital com notebooks de US$ 100, anunciou na convenção hacker americana Shmoocon 07 que o dispositivo receberá um upgrade.

A notícia é do site Vulnerable Minds, que cita como melhorias o processador Geode LX-700, da AMD, com 433 MHz, que tem entre suas características melhor autonomia de bateria, 256 MB RAM, uma tela de 7,5″ com resolução monocromática de até 1200×900 e colorida de 692×520 em até 200 DPI, além de três portas USB, caixas de som estéreo, leitor de cartão SD, microfone e webcam VGA de 30 FPS.

Atualmente o dispositivo, também conhecido como XO, possui um processador AMD de 366 MHz, 128 MB de memória RAM e um cartão flash NAND de 512 MB para armazenamento. Mesmo com a promessa de aumentar a segurança presente no aparelho, alguns pesquisadores acreditam que o aparelho pode trazer problemas.

Segundo o site InfoWorld, para alguns especialistas, o fato de permitir acesso ao código fonte de programas pode trazer mais problemas que resolver. Sean Coyne, consultor da Booz Allen Hamilton, acredita que os aparelhos podem acabar por integrar uma rede de operação botnet de 10 milhões de pontos, ou ainda que por conta de malware, as câmeras web possam funcionar como facilitadores para seqüestro e escravidão infantil.

Para o especialista, também é difícil controlar o uso que será dado aos computadores depois que ele sair das mãos dos filantropos e dos acadêmicos que criaram o projeto, ou seja, para ele, há risco de que em alguns países o computador também possa se tornar meio de propaganda ou rastreamento de movimento das crianças.

Da Geek

Compartilhe!
Tagged with:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *