web2.0

Olá! Falar sobre web 2.0 não é fácil, já que é um conceito relativamente novo e amplo.

Segundo o precursor do termo, Tim O’Reilly:

“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”

Esta definição de Tim O’Reilly enfatiza, no meu entender, uma das características mais interessantes da web 2.0: o aproveitamento da inteligência coletiva.


Vejamos isto no delicious, um site útil para guardar links, e um dos melhores exemplos de web 2.0. No delicious, quando o usuário guarda um link, ele atribui tags a ele, que nada mais são do que palavras que, no entender do usuário, classificam o link, e que facilitam a ele encontrar o link posteriormente.

Quando muitos usuários guardam um mesmo link, surge uma classificação coletiva do link, como efeito da rede de usuários, aproveitando a inteligência coletiva, que é tanto mais precisa quanto mais pessoas categorizam o mesmo link.

Entrando neste página que mostra o histórico do link do portal do Governo do Estado de São Paulo no delicious, vejam o campo common tags (tags comuns).

Neste campo, vejam que a tag mais usada pelos usuários na hora de guardar este link é “governo”. Outras tags também se destacam, como “prefeituras”, “política”, “portal”, “saopaulo”.

Como se pode ver no posting history (histórico de postagens), muitas outras tags foram usadas por cada usuário que guardou este link, mas foram estas as tags de maior freqüência. Dizemos então que estas tags emergem dos usuários (inteligência coletiva) como classificação do link. A tendência, é que quanto mais pessoas guardem este link, mais precisa seja a descrição dele por meio da freqüência de uso de cada tag.

Este “tagueamento” pelos usuários é conhecido como folksonomia.

Para verificar como a inteligência coletiva descreve outros sites, você pode usar diretamente a página:
http://del.icio.us/url/

É preciso colocar o link do site que você deseja verificar. Faça um teste, veja como os usuários descrevem a versão em português da Wikipedia, cuja página principal é:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Para saber mais sobre web 2.0, pode-se usar a Wikipédia (outro grande exemplo de site web 2.0), e que tem uma página sobre web 2.0 =)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *