Bom… oi. :)

Aqui é o Maurício, ou “Mao”, e, assim como a Marina, trabalho aqui no Portal AcessaSP. Formado em jornalismo, mas sempre me meto em outras coisas, então deixo pra Marina falar de jornalismo mesmo, eheh.

Produzi o Manual de Uso do Acessa Livre 1.5… E nele, montei umas dicas para mexer com imagem no Gimp. Espero que isso incentive a turma a trabalhar mais com imagem. E algo desse material também vai para os Cadernos Eletrônicos, sobre os quais a Paula comentou.


Bom, vou falar um pouco de multimídia… Vamos ver a definição na Wikipedia: “Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação).”

Ou seja, multimídia é isso mesmo, multi (várias) mídias (maneiras e formatos para se comunicar) diferentes misturadas. Mas vamos escolher alguma para nos concentrar, certo?

Tutorial de animação muda

Bom, a minha mídia preferida é animação. Tanto que montei um tutorial/apostilinha para quem também gosta, e quer aproveitar o AcessaSP para produzir seus próprios “filminhos”. Veja só, neste post mesmo tem dois exemplos rápidos de animaçãozinha que fiz num computador do Acessa, só para teste. (Ou seja, com certeza você pode fazer bem melhor que isso)

Repare bem, filmes mudos e curtos por enquanto. Também não vai dar pra fazer algo como Shreck, ou Toy Story… Ou ainda O Rei Leão e outras estilo Disney, sei lá.

Tudo isso dá muito, mas muito trabalho. O pessoal conta com uma equipe grande, estúdio pra poder fazer tudo isso, e, ainda mais para produzir coisas 3D, estilo Shreck, tem que ter um computador bem potente.

Já feitas as devidas ressalvas, sim, você pode produzir suas animações (mudas) no AcessaSP. Que programa usar? O Gimp, o editor de imagens! Pois é, além de produzir imagens paradas, também você pode produzir imagens que se mexem com ele!

Nem precisa ser algo tão grandioso, mesmo um enfeitinho ou informativo simples para colocar no seu site ou mandar por e-mail já pode ser bem útil e interessante. Repare que não é algo que dê para publicar no YouTube (a não ser que se dê um jeito de converter depois). É uma imagem animada, um “gif animado”.

Pegue aqui as instruções para produzir animação no Acessa: www.lidec.futuro.usp.br/envio/animagimp.pdf

Sem esquecer de dar o crédito a quem me ensinou: aprendi com Cátia Leandro, em oficinas no Sesc Pompéia. No Sesc tem a Internet Livre, que também tem computadores para acesso público com máquinas com Linux e software livre.

Agora, a qualidade de suas “obras de arte”, vai depender de você pesquisar, pensar, se dedicar, etc… Você ir aprendendo cada vez mais a mexer com o programa, pesquisar mais na internet (grande fonte de materiais), etc.

Para ajudar, aqui vão algumas dicas de manuais de Gimp para melhorar suas criações gráficas, com ou sem animação:

-Apostila livre do Metrô sobre Gimp: http://www.metro.sp.gov.br/diversos/download/apostilas/gimp.zip

-Dicas Gimp e imagem no AcessaSP: http://www.lidec.futuro.usp.br/envio/gimpacessa.pdf

Saiba mais de animação no verbete da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o

Façam o favor de enviar suas criações pro pessoal ver… Enviem pro formulário do Fotolog, ou ainda para meu e-mail mauricio@animao.com.br.

No próximo post, semana que vem, falo de fotografia.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *